1º edição do Festival Santo Beer premiou os melhores produtores caseiros de cerveja

foto 1

 

De 20 a 23 de junho, Poços recebeu o 1ª edição do Festival Nacional de Cervejas Artesanais Santo Beer, evento que foi um grande sucesso de público e crítica, reunindo 11 cervejarias e grandes atrações musicais, como o cantor Supla. Toda a renda arrecadada  será revertida para a Santa Casa de Poços de Caldas. 

E, com intuito de dar espaços aos produtores de cervejas caseiras, aconteceu o 1º Concurso de Paneleiros, que contou com um grande número de inscrições e o prêmio 1° colocado foi para Fernando Mitidieri Amorim, da cidade de Varginha, que recebeu o troféu da organizadora do concurso, a Sommelier Karina Rick, em cima do palco do Santo Beer, na noite do último domingo (23). 

As cervejas artesanais caseiras foram  analisadas pelos sommeliers Jean Benetti, André Aguiar e Luiz Eduardo entre outras pessoas do ramo cervejeiro. Jean Benetti explica que o nível do concurso foi muito bom, apesar deles terem recebido algumas amostras que não estavam adequadas.  

foto 2
Participaram cervejas de produtores de toda a região

“Por incrível que pareça, a cerveja que a gente mais gostou não está dentro do estilo proposto pelo concurso, que é o APA ( American Pale Ale),  mas ela está ótima. Ela teria que ser colocada dentro de um outro estilo, que a gente classificaria em um estilo novo que chama NEWAPA (New English American Pale Way). Vamos dar um feedback aos cervejeiros, para ver o que eles podem melhorar ou não. Esse foi o primeiro concurso, ele foi feito em um tempo pequeno para produzir a cerveja. Tenho certeza que em um próximo, com um tempo maior, vamos ter muito mais  inscritos”, diz o sommelier.   

A organizadora do concurso, Karina Rick, é proprietária da Cervejaria Passopreto, ela é sommelier de cerveja e mestre em estilos, que é uma especialização dentro da área.  Karina explica que a intenção de anexar o concurso ao Festival Santo Beer foi incentivar e valorizar as pessoas que produzem cervejas em casa. Segundo a sommelier, esse é um hobby que está muito em prática e só em Poços de Caldas já passou de 100 produtores. 

“Foi importante a gente dar esse primeiro start e receber inscrições de toda a região. Tinha gente inscrita de Varginha, Pouso Alegre, Campinas, interior de São Paulo e muitos aqui da cidade. Como organização, ficamos bem satisfeitos na somatória da qualidade e do nível. Como profissional, acho que agregou muito todo esse trabalho que a gente realizou. Recebemos tanto boas cervejas quanto aquelas que não estavam no padrão do estilo. Mas, o nosso papel como profissional é exatamente esse:  incentivar essas pessoas a melhorarem seu produto, para assim agradar aos consumidores”, diz Karina. 

foto 3
Para analisar as cervejas, sommeliers usaram o guia de estilos do BJCP,  um grande almanaque de estilos que norteia na questão do aroma, aparência, sabor, impressão, etc

A sommelier explicou ainda quais são os métodos para analisar se uma cerveja é boa ou ruim. “Usamos um  guia de estilos do BJCP, que é uma organização sem fins lucrativos, instituída nos Estados Unidos em 1985. Ela é um grande almanaque de estilos que nos norteia na questão do aroma, aparência, sabor, impressão, etc. Então, ela que fala como uma cerveja tem que ser. Hoje existe mais de 300 estilos de cerveja e o BJCP é um guia que nos norteia.  A APA, por exemplo, tem que ter de 5% a 7% de teor alcoólico, equilíbrio entre malte e amargor do lúpulo e se ela não está dentro disso está fora do estilo. Ela não pode ser muito escura, mas também não pode ser muito clara. Então, ela tem que ter um padrão e o BJCP é exatamente para isso, para nos nortear. Também usamos a roda de sabores da cerveja, que é um guia que também norteia o sommelier”, relata Karina.

Também foram premiados, o segundo colocado, Marcelo Santos Lamas, de Belo Horizonte e o terceiro colocado,  que foi Abdiel Lurian da Silva, de Pouso Alegre. Para o próximo concurso, a organizadora Karina Rick adiantou que cervejeiros profissionais também poderão participar. 

foto 7
As cervejas artesanais caseiras foram  analisadas pelos sommeliers Jean Benetti, André Aguiar e Luiz Eduardo entre outras pessoas do ramo cervejeiro

 

Tags