História

Mais de um século de dedicação e qualidade no tratamento dos pacientes de Poços de Caldas e região.

Santa casa

Fundado em fevereiro de 1904, o Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas tem sua história entrelaçada com a solidariedade e o desejo de oferecer à comunidade um espaço adequado para atendimento. No início esta vontade se manifestou através de um grupo benemérito que desejava instalar na cidade um local destinado ao atendimento dos doentes mais pobres, pessoas que não tinham condições de se deslocar para outras cidades, em busca de tratamento.

O primeiro local a abrigar a Santa Casa foi obtido através de doação feita por Dona Maria do Rosário das Dores. Ela repassou para a comunidade uma casa situada na Rua Marquês de Paraná, esquina da Rua Direita – hoje Rua Assis Figueiredo esquina com a Paraíba – para viabilizar a instalação do hospital.

O tempo passou e com ele a necessidade de ampliar a estrutura em que o então Hospital funcionava. Na década de 30, autoridades da época, adquiriram um terreno na Rua XV de Novembro, região central de Poços de Caldas, onde foi construído um prédio maior, de acordo com os padrões da época, com mais leitos e instalação de uma maternidade.

Em 1945, foi iniciada uma grande campanha em toda a cidade para a construção definitiva de um local que pudesse abrigar o hospital que, naquela época, já se tornava referência para inúmeros pacientes da região.

No dia 20 de maio de 1962, com o apoio de autoridades e o trabalho de inúmeras pessoas que abraçaram a causa, o Hospital da Santa Casa passou a funcionar no local onde permanece até hoje, sendo incluído na lista de imóveis que integram o patrimônio Histórico de Poços de Caldas.

A história fundamenta a missão da Santa Casa, a de prestar assistência médica aos pacientes da cidade e também da região, nos mais diversos níveis de complexidade. O trabalho segue norteado pela ética, responsabilidade social, cooperação, humanização e persistência.