Nutrição

Entre cozinheiras,  auxiliares de cozinha, lactaristas, copeiras, salgadeiras, auxiliares de higienização, auxiliares de nutrição, nutricionistas e balconistas, a equipe de Nutrição da Santa Casa conta com quase 60 funcionários, que servem uma média de 1500 refeições por dia.

A equipe de Nutrição realiza um trabalho bem abrangente, que pode ser dividido em produção e nutrição clínica. Sempre observando as necessidades de cada patologia e buscando atender a necessidade individual de cada paciente.

O trabalho da equipe de Nutrição começa desde o recebimento dos alimentos, que são devidamente preparados, recebendo todos os processos de higienização, estocagem, e, de acordo com o cardápio, são executadas as várias dietas dentro do Hospital.

“Nós temos a dieta geral para os pacientes que não tem nenhum comprometimento do trato gastrointestinal e nenhuma doença.  Temos as dietas específicas para cada paciente, onde nós elaboramos diariamente desde o café da manhã, colação, almoço, lanche,  jantar e ceia. É um processo de 24 horas, sendo que a noite também fornecemos os lanches para os pacientes que são internados e refeição para os funcionários que trabalham nesse período”, explica a coordenadora do setor de Nutrição, Vera Maria Fonseca Calle Vasques.

Grande estrutura

Dentro desse quadro de funcionários, a Santa Casa conta com as cozinheiras, auxiliares, salgadeiras, além da lanchonete, onde o serviço de Nutrição monitora toda a preparação de salgado, doces e confeitaria. O Hospital conta também com  o serviço do lactário, onde se prepara as mamadeiras, chucas e dietas específicas para a Pediatria, pré-natal e UTI Neonatal.

Há também o serviço da dietoterapia, onde as nutricionistas realizam a avaliação e acompanhamento para  atender as necessidades de cada paciente. “Quando o paciente entra no Hospital é realizado a avaliação nutricional para nortear a conduta dietética. Isso faz a diferença, porque observamos que não é apenas aquilo que o paciente deveria comer, mas o que ele gosta de comer. Eu acho que isso humaniza muito o atendimento, é uma troca bem legal com o paciente. Essas nutricionistas que fazem essas visitas são responsáveis pelo plantão. Então, além delas terem esse contato com o paciente, elas tem o contato com a copeira do setor. Dessa forma, ela fica sabendo se esse paciente realmente comeu, se não comeu, se teve algum problema em relação ao dia. Ela acompanha desde o café da manhã até a ceia, para que  possamos oferecer ao cliente o que realmente ele precisa”, revela Vera.