Cão Terapia é novidade na Santa Casa

A fêmea Sissi, da raça goldem retriever e o shitsu Nagay fizeram sua primeira visita ao Hospital na última sexta

A Santa Casa recebeu  na última sexta (23) a primeira ação de Cão Terapia. A golden retriever Sissi e o shitsu  Nagay passearam no Hospital e fizeram a alegria dos pacientes de diversas Alas, desde a Oncologia até a Pediatria.

A iniciativa pioneira foi da clínica  Gatino Fitness que, com o aval Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) da Santa Casa,  iniciou suas atividades que serão semanais, seguindo protocolo já existente para ações como essa.

"A ideia é em realmente levar mais alegria e até idealizar esta aproximação entre os cães e os pacientes aqui do Hospital", afirmou a coordenadora da Cão Terapia,  Dra. Maura Dias Adriano.

Equipe recebe Sissi e Nagay na UTI do Hospital (foto: Rafael Santos/ Santa Casa de Poços)

Uma cerimônia foi realizada no hall de entrada da Santa Casa e contou com a presença da Secretária Municipal de Administração, Ana Alice de Souza, além de vereadores da atual legislatura,  como Álvaro Cagnani , o representante do deputado Mauro Tramonte, Demilton Vacarelli e representes da Direção do Hospital.

"Desde que assumimos a Direção da Santa Casa, temos buscado ações com enfoque na Humanização de nossos leitos. Com a Gatino Fitness e seus cães na CãoTerapia, e com essa parceria com a equipe da PUC, alcançamos mais esse objetivo no Hospital”, afirmou o superintendente da Santa Casa, Azer Elias Zenun.

Além da ação, que será semanal, a terapia também traz uma nova parceria com a PUC Poços de Caldas. Estagiários de Medicina Veterinária e Medicina acompanharão o processo juntamente aos profissionais e adestradores.

De acordo com a médica veterinária e representante da PUC, Andrea Rentz Ribeiro, tudo vêm agregar no aprendizado dos alunos. "Por um lado, os alunos de veterinária, poderão aprender este método e difundir quando se tornarem profissionais e por outro, aos nossos futuros médicos, todos poderão analisar as reações dos pacientes e benefícios na prática com cães”, pontua Andrea.

A próxima ação está agendada para essa quarta (28), às 15h.

Nagay em visita a Maternidade (foto: Rafael Santos/Santa Casa)