Santa Casa teve festa especial de Dia das Crianças

foto 1

 

No último sábado, 12 de outubro, a Santa Casa realizou uma festa especial de Dia das Crianças. No pátio do Hospital, pacientes, familiares e até os funcionários puderam andar a cavalo com a turma da equoterapia Viva La Vida, receber o carinho dos cães do projeto de Cão Terapia da clínica Gatino Fitness e se divertir com o carisma de Chico Rogers, o Capitão América poços-caldense.  

Os cães José Pedro Salsicha e Bonita foram as novidades da turma da Gatino Fitness no evento. A clínica, parceira da Santa Casa no projeto de Cão Terapia, dessa vez trouxe dois novos cachorros para alegrar os pacientes, o salsicha José Pedro e a golden Bonita que, ao lado da já famosa golden Sissi, levaram muito amor para essa grande festa. 

“O Nagai, que costuma vir aqui nos dias de Cão Terapia, estava de folga. Por isso, no projeto, é importante a gente ter outros animais treinados. A Bonita foi doada pra gente, ainda está em fase de treinamento mas já está apta a vir. O Zé Pedro, que é um cachorro pequenininho, é um dachshund,  também vem contribuir com esse projeto. Trouxemos a Dra Andréia, que é professora na PUC, trabalha com a gente na Gatino Fitness e é muito importante na questão da humanização. Ela sempre diz ‘um mundo uma saúde’, então tudo está integrado, a saúde dos animais e a saúde das pessoas”, conta a coordenadora do projeto de Cão Terapia,  Dra. Maura Dias Adriano.

foto 2
Os cães José Pedro Salsicha e Bonita foram as novidades da turma da Gatino Fitness no evento

A turma da Equoterapia Viva la Vida, que já realiza um trabalho no Hospital, trouxe o cavalo Alikan, que foi uma das grandes atrações para as crianças, sendo que algumas nunca tinham tido contato com um animal deste porte. “É um trabalho inovador, que a Equoterapia Viva La Vida está fazendo de muito coração. Toda equipe veio hoje para trazer alegria e muita paz para essas crianças. É mais um dia muito especial para nós”, revela o coordenador da Equoterapia  Viva La Vida, Fernando Leite. 

Um dos momentos mais marcantes foi quando o Capitão América subiu no cavalo Aikan para fazer uma sessão de equoterapia. Dava para ver os olhos das crianças brilhando nesse momento.  

“Foi uma satisfação enorme. Eu já venho fazendo esse projeto aqui na Santa Casa e no Dia das Crianças foi mais especial ainda, podendo trazer esse alento, esse presente especial para elas, que não poderiam estar em casa. Muito feliz de estar aqui proporcionando alegria. Ainda teve o momento muito bacana que pude participar da equoterapia e montar no cavalo. Foi um dia muito especial”, relata Chico Rogers, o nosso Capitão América.

Após andarem a cavalo e brincarem com o cachorro, as crianças e familiares subiram até a Pediatria onde foi servido um delicioso bolo. A enfermeira Responsável pela Pediatria, Fernanda Gouveia, conta que já é de praxe, com a ajuda da Comissão de Humanização, fazer uma festa para os pacientes do Setor que não podem passar o Dia das Crianças no conforto do próprio lar.. 

“As crianças estavam tristes na Pediatria, internadas, muitas vezes em uma internação prolongada. Aí, de repente, aparece o Capitão América, os cachorros, o cavalo, no qual eles adoraram andar aqui no pátio. Foi uma descontração para eles, uma alegria nesse momento difícil na vida deles. Logo eles estarão de alta e vão levar essa alegria em seus corações”, conta Fernanda.     

Santiago Micael de Jesus De Parólis, de 11 anos, não esperava muito de um Dia das Crianças passado dentro do Hospital, mas se surpreendeu. “Foi tudo muito legal. Gostei muito da hora que o Capitão América andou a cavalo. Também gostei da hora que eu andei a cavalo e dos cachorros”, disse o jovem.

foto 3
Um dos momentos mais marcantes foi quando o Capitão América subiu no cavalo Aikan para fazer uma sessão de equoterapia

Viviane de Cássia de Jesus De Parólis, mãe de Santiago, também não esperava essa surpresa. “Sinceramente eu não esperava. Foi muito legal, principalmente o cavalo. A gente vê que esse trabalho com os animais traz uma recuperação mais rápida para as crianças. É uma bela iniciativa. Animou  todos no Hospital”, fala Viviane.   

Pedro Gabriel Lima de Jesus, de 4 anos, estava há uma semana internado e ganhou esse presente, que foi a festa de Dia das Crianças, no dia de sua alta. “Ele teve alta hoje (sábado) e nós ficamos esperando a festa. Agora ele vai para casa feliz, depois de ter andado a cavalo, brincando com o cachorro e conhecido o Capitão América”, conta Elizangela Cristina de Lima, mãe de Pedro.