Outubro Rosa: Funcionárias da Unacon participam de evento na Avocc

Decoração especial, serviços de saúde e de beleza, música ao vivo, sorteio de brindes e um café da tarde pra lá de especial: assim foi o encerramento do Outubro Rosa, na tarde da última quarta, 30, na casa de apoio da Avocc, a Associação do Voluntariado Contra o Câncer, que fica no Jardim Esmeraldas, zona Oeste de Poços.

A Santa Casa de Poços, que pela primeira vez teve seu desfile de Outubro Rosa fazendo parte da programação oficial do Mês na cidade, foi representada no evento por um grupo de funcionárias da Unacon que, além de aproveitarem a festa, puderam conhecer a excelente estrutura da Avocc.

A funcionária Edmara de Fátima Ribeiro Passoni destaca a importância da equipe da Unacon conhecer a estrutura da Avocc. “Descobrimos  um lugar muito acolhedor. Um lugar, amplo, muito limpo, com funcionários bem comprometidos. Eu acho que os pacientes estão muito bem amparados lá. Acaba que a Avocc se torna um complemento do tratamento que os pacientes fazem na Unacon. Lá tem nutricionista, psicólogo, enfermeiro noturno, que ajuda muito, principalmente para os pacientes que estão mais debilitados. Só tem a acrescentar ao tratamento”, afirma Edmara.

A Avocc

A Avocc existe há 19 anos. Atualmente, oferece 39 leitos, para pacientes oncológicos e acompanhantes que vêm de outras cidades, para o tratamento em Poços. Também são disponibilizadas 5 refeições diárias e transporte para os locais de tratamento. Psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, terapeutas, farmacêutico e departamento jurídico fazem parte da estrutura. Doação de cestas básicas e empréstimo de cadeiras de banho, cadeiras de roda e andadores estão entre as ações da instituição. “Com muita satisfação realizamos este primeiro encontro na Avocc e pretendemos repetir isso sempre”, disse o presidente, Francisco Rondinelli. “São 250 pessoas por mês, atendidas na instituição. É o amor que nos conduz, é o amor que nos faz seguir em frente. É uma honra ter todos vocês aqui conosco, até mesmo para conhecerem nossa estrutura. Pela primeira vez, tivemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde neste Outubro Rosa e agradecemos essa oportunidade que é muito importante”, complementou a psicóloga, Fernanda Aparecida Torraca.

Além das profissionais de Saúde da Unacon, o evento também contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Essa integração é muito importante e muito necessária”, afirmou Tatiana Cristina Bastos. “Foi uma festa muito bonita e tudo feito com muito carinho, foi muito bom participar”, complementou Cilmara Molina. Tatiana e Cilmara são apoiadoras da Atenção Básica do Município.

O vice-prefeito Flávio Faria também esteve presente e destacou a relevância do trabalho de entidades como a Avocc. “O Outubro Rosa reforça a importância da prevenção e nós do poder público temos este compromisso de estimular e de apoiar ações como estas. Entidades que atuam nesta causa tão importante, como a Avocc, merecem todo o nosso respeito”. Mais informações sobre o trabalho da instituição e sobre como colaborar, podem ser obtidas pelo (35) 3714-3511.

Ricardo Guerra levou a música ao vivo

Durante o mês, a programação levou atividades diferentes a todos os pontos da cidade. A programação do Outubro Rosa foi feita pela Divisão de Atenção Básica e pela Seção de Controle de Qualidade de Atendimento, da Secretaria Municipal de Saúde. Para novembro, as ações serão voltadas para a saúde do homem. “Pela primeira vez, tivemos a participação das entidades que estiveram nas nossas unidades, levando depoimentos, informações e atividades de conscientização e de cuidado. Além da AVOCC, é muito importante registrar também a participação da Associação Lenços ao Vento e do GAAPO – Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico. Foi uma união de esforços que deu muito certo e enriqueceu a programação da mobilização, de maneira geral”, finalizou a gerente de Controle de Qualidade de Atendimento, Aline Fallaci.