Mês da Prematuridade teve programação intensa na Santa Casa de Poços

foto

Equipe da CTI Neo não poupou esforço para levar informações desse tema tão relevante

O mês de novembro é considerado o Mês da Prematuridade e, assim como no ano passado, a equipe  da CTI Neo da Santa Casa realizou diversas atividades para chamar atenção para o tema.

A primeira ação foi fazer uma bela decoração na Ala, que  ficou repleta de fotos contando a história de prematuros nascidos no Hospital, além de enfeites da cor roxa, que é a cor escolhida para marcar o tema. Foi realizado também um delicioso café com os familiares dos bebês internados.

No dia 13, aconteceu a Roda de Conversa sobre Prematuridade, que contou com a presença de gestantes e papais de bebês prematuros. Entre os temas estavam: “Como Tentar Segurar os Apressadinhos”, com a obstetra Mayra Araújo; “O Bebê Chegou Antes da Hora. E Agora?”, com a pediatra Dra. Manoela Borba; “Cuidados Com os Recém-Nascidos na UTI-Neonatal”, com a enfermeira Poliana Araújo; “Desenvolvimento Neuromotor”, com a enfermeira Carolina Procópio; “Estimulação da Sucção”, com a fonoaudióloga Marcela Alves; além do depoimento de algumas mães.

2ª Caminhada da Prematuridade, que aconteceu no dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade

A advogada Paula Gaiga, mãe da pequena Laura, que nasceu de 28 semanas, falou dos medos que uma situação como essa pode trazer. “A primeira vez que você vê é um choque. Ela nasceu com 880 gramas. Então, realmente, ela era muito pequena, aí da aquela sensação de fragilidade, de medo, não é fácil. Mas, vendo o carinho de toda equipe, confiamos que tudo vai dar certo”, relata Paula.

Homenagem

Dando continuidade a programação, no dia 14, aconteceu uma justíssima homenagem a funcionária Maria Aparecida Ramos de Cássia, que trabalha na instituição desde julho de 1977. “Eu vim para Santa Casa trabalhar na Pediatria, depois um tempo tive filho, saí, voltei de novo para a Pediatria e nessas indas e vindas estou aqui há mais de 40 anos. Na CTI Neo estou há 14 anos. É uma benção de Deus, parece que Deus fala com a gente. Na hora que chega uma criança parece que a gente sente se vai melhorar ou não. É realmente uma benção”, conta a homenageada.

2ª Caminhada da Prematuridade

17 de novembro é a data que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade e, após realizar essas várias atividades durante a semana,  a equipe da UTI Neonatal da Santa Casa organizou a 2ª Caminhada da Prematuridade, que aconteceu no Parque José Afonso Junqueira com a adesão de dezenas de pessoas, entre mães e pais de prematuros, representantes da direção do Hospital e, claro, da equipe da CTI Neo, que mais uma vez levou a sério e conseguiu levar a tona esse tema tão importante.

“No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia, ou a seis prematuros a cada 10 minutos. Na Santa Casa de Poços, de janeiro a outubro desse ano, foram 1566 partos, nascendo 128 bebês prematuros, sendo que 42 precisaram ser encaminhados para a UTI Neonatal. Lembrando que o acompanhamento durante o pré-natal é importante na prevenção do parto prematuro. Claro que existem os trabalhos de partos prematuros sem causa, que são investigados depois. Mas, a principal prevenção continua sendo o pré-natal”, relata a enfermeira Gisele Furtado Alvarenga, coordenadora da UTI Neonatal da Santa Casa.

A turma que participou da Roda de Conversa sobre Prematuridade