Unacon realiza 1º Encontro de Pacientes Ostomizados

Evento aconteceu em parceria com a empresa Difarmig e a Comissão de Curativos da Santa Casa.

Na última sexta (06), a Unacon da Santa Casa, em parceria com a empresa Difarmig e a Comissão de Curativos do Hospital, realizou o 1º Encontro de Pacientes Ostomizados, onde 15 pacientes puderam desfrutar de um delicioso café da manhã, além de tirar dúvidas sobre o uso da bolsa de colostomia. Eles ainda receberam um kit com produtos de higienização e alguns adjuvantes.

A  enfermeira Romilda Marques, responsável pela Unacon, explica que a empresa Difarmig fez o cadastro dos pacientes com o intuito de  prestar assistência quando eles precisarem.

Pacientes puderam desfrutar de um delicioso café da manhã

“O paciente que faz uso da bolsinha de colostomia geralmente apresenta algumas intercorrências, como dermatite, por exemplo. Então, a Difarmig entrou em contato com a gente para fazer essa parceria, com o objetivo de ajudar esses pacientes. Primeiramente foram cadastrados 15 pacientes, mas a intenção é cadastrar mais  pacientes com câncer de intestino que usam bolsinha de colostomia. Eles foram cadastrados e todos as vezes que eles precisarem vão poder entrar em contato, tanto na Unacon quanto na empresa, que vai prestar assistência também”, explica Romilda.

A enfermeira Daniele Aparecida Gomes Assis, consultora técnica da empresa Difarmig, destaca que muitas muitas vezes os pacientes ostomizados passam por muitas dificuldades. “Eles têm problemas na manipulação do estoma, na hora de fazer a limpeza, na utilização das bolsas, em saber qual seria a bolsa ideal para eles. Então, eles saem com muitas dúvidas, por isso a ideia desse mutirão de atendimento. O paciente nessa situação acha que não pode ter uma vida normal e pode sim. Temos as bolsas ideais para o paciente, aquela que não fere a pele, em que o paciente pode levar uma vida normal, uma vida igual a qualquer outra pessoa”, relata Daniele.

A  enfermeira Romilda Marques, responsável pela Unacon e a enfermeira Daniele Aparecida Gomes Assis, consultora técnica da empresa Difarmig