Sipat 2018 foi sucesso na Santa Casa de Poços

foto

Terminou na última sexta-feira (23), com grande adesão dos funcionários, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Santa Casa de Poços de Caldas (Sipat 2018). Neste ano, além de conscientização contra os acidentes, o foco do evento foi a saúde mental dos colaboradores, que têm a responsabilidade de trabalhar em um hospital referência que realiza 30 mil atendimentos por mês
No último dia de evento, aconteceu uma gincana com premiação no corredor da Urgência, onde os funcionários responderam questões sobre segurança e receberam prêmios pelos acertos. Como foi o caso da funcionária Gessy Aparecida Milan Braz, que respondeu uma pergunta sobre EPI e ganhou uma camiseta. “Me perguntaram para que servia os EPIs, se eles eram individuais, eu respondi que sim, que cada um tem que ter seu EPI. Respondi certo e ganhei uma camiseta da Sipat. Muito importante conscientizar a gente da importância da proteção certa para cada função. Adorei a brincadeira”, revelou Gessy.
Finalizando as atividades, ainda na sexta-feira, a psicóloga e coach, Ligia Lopes de Souza Barbosa deu uma palestra que promover a autoestima e o autoconhecimento através da gestão das emoções.
“Quando a gente está feliz, quando a gente está satisfeito com nossa vida, realizados, transbordamos isso, levamos isso a todos os lugares, tornamos tudo ao nosso redor melhor, tornamos o mundo melhor. Toda mudança, mesmo que pequena, se ela vem de dentro, se ela é verdadeira, se ela é desejada, ela faz muito bem. Sempre temos coisas a melhorar, mudanças a fazer, aprendizado para tirar lições. isso que eu quis passar para eles”, afirmou Ligia.

Agenda intensa

A Sipat começou na segunda (19), com palestra com o psicólogo Rodrigo Augusto Matias, com o tema “Cuidando de quem cuida: a saúde mental do profissional de saúde”. Na terça-feira (20), foi a vez da palestra sobre “Motivação e Amor Próprio”, com psicóloga Mariliza Baptista. Na quarta (21) aconteceu uma aula de ginástica laboral com a fisioterapeuta Marcela Cristina. Na quinta (22) os membros da Cipa premiaram os nove setores do Hospital que não tiveram nenhum acidente de trabalho em 2018. E na sexta (23) a gincana e a palestra com a coach Ligia Lopes encerraram o evento.
“Valeu muito a pena. Esse ano a gente tentou focar na questão de acidente de trabalho não só as coisas técnicas, mas também na saúde mental do funcionário que está aqui cuidando das outras pessoas. Graças a Deus realizamos com muito sucesso e ano que vem esperamos que os novos membros da Cipa 2019, que serão eleitos em dezembro, continuem dando sequência a esse trabalho”, confia a enfermeira Cibele Tavares, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Santa Casa (Cipa).
No encerramento ainda teve a homenageada dos companheiros de Cipa a Marcia Lilian Faria, funcionária da Higienização do Hospital que foi fundamental no sucesso da Sipat. “Foi muito bom, muito corrido, mas valeu a pena. Fiquei muito surpresa com a homenagem, nem imaginava. Foi um gesto de muito carinho de todos, o mesmo carinho que tivemos ao realizar essa Sipat 2018”, conta Marcia.

Muitos prêmios

Além de conscientização, prevenção e saúde mental, a Sipat 2018 se destacou pela grande quantidade de prêmios que foram distribuídos para os funcionários, graças as empresas parceiras do evento: Labevic Lingerie, Morena Rosa Espaço da Beleza, Água na Boca Tempero Mineiro, Casa Geraldo, Hotel Minas Gerais, Zoo das Aves, Sá Rosa Café, Drogaria Americana, Papelaria Art Pel, Salão e Barbearia Gustavo Dias, Fábrica de Óculos, Linda Morena, Real Confecções, Lojas de Roupas JB, Ótica Nova Opção, Pontual Joias e Relógios, Casa Vilas Boas, Brasil Cacau, COB - Centro Odontologico Bruzadelli, Confraria da Coxinha, Carol Coxinhas, Luana Bolos e Sobremesas, Daiane Roberta Bolos e Doces, Lava Jato Cumpadi, Salão da Fabiana, Salão do Tigrinho e Sindicato da Saúde.