Santa Casa completa 116 anos e homenageia funcionárias

Foto 1

Nesta quarta, 19 de fevereiro de 2020, a Santa Casa de Poços de Caldas completou 116 anos de trabalhos prestados à população da cidade e da região. Para lembrar a data, foi realizada uma cerimônia no hall de entrada do Hospital, onde foram feitas homenagens às funcionárias  Lindaura Oliveira Alves e Rosa Maria de Souza, que representaram todos os colaboradores da Instituição
A cerimônia contou com a participação do provedor em exercício, Marcos de Carvalho Dias, da Provedora licenciada, Célia Maria de Souza, do diretor técnico, Dr. Alberto Volponi, do diretor administrativo/financeiro, Fábio Augusto Alves e do diretor clínico Dr. André Francisco dos Reis, além de colaboradores de todas as alas que foram homenagear as funcionárias e, principalmente, o Hospital.

Dona Lindaura, técnica de enfermagem da Maternidade, recebe troféu e diploma da Administração do Hospital

Dona Lindaura, como é conhecida, é técnica em enfermagem e trabalha há 40 anos na Santa Casa, muitos desses anos na Maternidade, onde ajudou a trazer centenas de crianças ao mundo. “A Santa Casa para mim é tudo, adoro estar aqui. Estou muito emocionada com essa homenagem, pois amo muito meu trabalho. Nesses 40 anos inúmeras crianças nasceram comigo, muitas delas já tem até filhos e lembram de mim. Isso faz valer a pena”, destaca a emocionada Dona Lindaura.
Já dona Rosa entrou no Hospital no dia 28 de fevereiro de 1975, portanto, daqui alguns dias, completa 45 anos de serviços prestados à instituição. Ela sempre trabalhou  na Lavanderia e, com o passar dos anos, se tornou encarregada. “Estou aqui desde os meus 18 anos, sempre batalhando, contra todas as dificuldades. Na Santa Casa as coisas acontecem com dificuldade mesmo, mas estamos sempre na luta, eu dou meu sangue, faço o que posso fazer. Eu gosto muito de trabalhar aqui e acho que a gente tem que se dedicar no que a gente gosta, vestir a camisa mesmo. Enquanto eu puder eu vou trabalhar, sempre torcendo para que a Santa Casa melhore cada vez mais”, ressalta dona Rosa.

Dona Rosa entrou no Hospital no dia 28 de fevereiro de 1975, portanto, daqui alguns dias, completa 45 anos de serviços prestados à instituição; ela recebeu homenagens da direção do Hospital

Respeitando o passado e de olho no futuro,  o Provedor em exercício da Santa Casa, Marcos de Carvalho Dias é mais um de sua família a contribuir com o Hospital, desde sua inauguração. Entre seus familiares, Inês Bernardina da Silva Dias foi quem fez importante doação em dinheiro para a compra do terreno da Rua XV de Novembro, onde foi construído “a segunda” Santa Casa, passando por Jorge Pio da Silva Dias, que foi o Provedor responsável pela construção do prédio atual e por outros nomes, como  Miguel de Carvalho Dias, Joaquim Bernardes de Carvalho Dias, Joaquim José de Carvalho Dias, Moacyr de Carvalho Dias, Lilia de Carvalho Dias, entre tantos outros da família que ajudaram a Santa Casa de alguma forma.
Marcos lembra que a fundação do hospital aconteceu em 1904, em uma casa emprestada na esquina da rua Paraíba com a rua Assis Figueiredo, que na época se chamava rua Paraná. O Provedor lembra ainda que o segundo endereço foi em um prédio construído na década de 30, na rua XV de novembro, onde hoje funciona o Colégio Pio XII e que a inauguração do prédio atual, construído na Praça Francisco Escobar, aconteceu em 20 de maio de 1962.
“A Santa Casa é uma Instituição que faz a maior parte de seus atendimentos para a população através do SUS - quase 90% dos atendimentos. E os números estão aí para serem vistos: em média, a cada R$100 de custo de um procedimento que a Santa Casa faz ao SUS, nós recebemos R$ 46 de pagamento. Isso faz com que a Santa Casa seja uma instituição que fica permanentemente em déficit financeiro e se não fosse a ajuda da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa  seria uma instituição completamente inviabilizada. Precisamos fazer uma equalização de serviços e custos, aumentar o faturamento da Santa Casa, oferecer mais serviço, para que possamos faturar mais, com o mesmo número de funcionários. Fazer mais com menos e assim diminuir esse déficit mensal”, explica Marcos que, mesmo com todas as dificuldades, vê um horizonte próspero para o Hospital.

Em cerimônia, o provedor em exercício, Marcos de Carvalho Dias, fala aos funcionários do Hospital

“A Santa Casa ocupa um espaço grande aqui no alto da rua Minas Gerais e ela precisa crescer. Nós temos 162 leitos há muitos e muitos anos e precisamos aumentar esse número de leitos. Precisamos melhorar os equipamentos, já que temos várias máquinas que estão ultrapassadas e precisam ser atualizadas. Estamos fazendo parcerias com algumas empresas de Poços de Caldas, capitaneadas pela UDG Financeira, para reformar as suítes. São 12 leitos de suítes que estão parados há muitos anos e deverão ser reformados e colocados à disposição da população. Serão leitos para atender particular e convênios, ajudando a diminuir a dependência do SUS. Dessa forma, 116 anos vai ser pouco, a Santa Casa vai viver para sempre”, afirma o provedor em exercício.