Santa Casa faz acolhimentos de 12 novos médicos residentes

Na manhã desta segunda-feira, dia 02 de março, aconteceu no Centro Acadêmico da Santa Casa o acolhimento aos 12 novos residentes, que irão atuar nas áreas básicas de Pediatria, Clínica, Obstetrícia, Cirurgia e Anestesia. Eles vieram de faculdades de medicina do sul de Minas e de outros locais do país.

Os residentes foram recebidos pelo diretor técnico do Hospital, Dr. Alberto Volponi, e por representantes de vários setores da Instituição, seguindo cronograma elaborado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente.

“Estamos fazendo esse acolhimento com o objetivo de mostrar aos residentes o funcionamento do Hospital, suas dificuldades e regras e a importância do envolvimento deles. Acreditamos que isso irá contribuir na qualidade no atendimento bem como no aprendizado de cada um. É a primeira vez que estamos fazendo um acolhimento completo. Todos os departamentos estão se apresentando, mostrando que estão de portas abertas para que os residentes possam entender o mais rápido possível como é a estrutura do Hospital”, relata Dr. Alberto Volponi.

O diretor técnico lembra que agora o Hospital conta com 28 residentes e que, com a criação da faculdade de Medicina da PUC, que está no seu 3º ano, o caminho é que a Santa Casa se torne um hospital escola.

“Já temos cinco anos de residência: a primeira residência que aconteceu foi da Cirurgia e, então, já temos cinco turmas formadas. Nas outras residências são três turmas. É um serviço que só gera benefício para o Hospital pois melhora a qualidade do corpo clínico e a assistência ao paciente internado pelo SUS.  A PUC já está com a Faculdade de Medicina em seu 3ª ano e no 5º ano seus alunos já começam o internato também. “Esta, vai ser a base para fazer da Santa Casa um hospital escola”, explica Dr. Alberto.

Coordenado pelas enfermeiras Natália de Mattos Ribeiro e Rafaela Cristina de Oliveira Palhares, o núcleo de Educação Permanente já realizava, juntamente com demais setores da Instituição, a integração com os novos colaboradores e agora estendeu isso aos novos residentes. “Elaboramos um projeto de acolhimento ao residente, a pedido do Dr. Alberto, e solicitamos  o apoio e presença de alguns setores importantíssimos do Hospital através da reunião realizada. Todos eles foram muito favoráveis ao projeto e, inclusive, nos ajudaram na elaboração de um Manual para ser entregue aos residentes no dia do acolhimento. Cada colaborador falou sobre seu respectivo setor, suas normas e rotinas e até mesmo as dificuldades encontradas no dia a dia. Temos certeza que esse primeiro contato contribuiu de maneira significativa para os residentes conhecerem um pouco mais sobre a nossa Instituição”, revela a enfermeira Natália.