Confraternização da Hemodiálise teve música, dança e muito amor

Os pacientes da Hemodiálise da Santa Casa ganharam uma confraternização e provaram que podem ter uma vida normal mesmo com uma doença renal crônica

Por mais um ano, a equipe multidisciplinar da Hemodiálise da Santa Casa realizou uma festa de confraternização para os pacientes. O evento, que aconteceu na tarde do último domingo (25), no Tear Maison, contou com várias atividades, muita diversão e a certeza que se pode ter uma vida feliz mesmo com doenças renais.

Na festa, que contou com um lanche especial oferecido pela comunidade, teve desfile dos pacientes e uma apresentação da banda de forró Aroeira,que tirou todo mundo para dançar em um clima para lá de descontraído. Para finalizar, ainda aconteceu um bingo com ótimas prendas organizado pela equipe do voluntariado.

“Há 3 anos consecutivos que nós conseguimos organizar essa festa  para os pacientes da Hemodiálise e seus familiares. Nosso objetivo é mostrar que é possível ter uma vida em sociedade, ter uma vida de alegria. Essa interação é muito importante para os pacientes. Todos viram o quanto eles ficaram felizes. Quero agradecer em nome da equipe multi a todos que colaboraram de alguma forma e tornaram esse dia possível”, diz a assistente social da Hemodiálise, Cleide Aparecida da Silva Oliveira.

O advogado Wanderley de Melo é paciente da Hemodiálise da Santa Casa e viu na confraternização um momento de aceitação.  “A importância de um encontro como esse está na nossa aceitação. Hoje se fala que você é diabético e faz hemodiálise e as pessoas assustam. Nós queremos mostrar que não há motivo para isso. Nós estamos aqui encarando nossa realidade, fazendo o tratamento e agradecendo a Deus que temos esse tratamento, agradecendo o carinho dos médicos e dos enfermeiros. Essa confraternização é uma auto afirmação para todos nós, para dizer que fazemos hemodiálise sim, mas fazemos com alegria no coração e sempre agradecendo a Deus, afinal de contas temos a chance de recuperar nossa saúde”, diz Wanderley de Melo.

A médica nefrologista, Dra Francisca Barreiro, plantonista da Hemodiálise, conta que, olhando os pacientes  junto com os famílias e vendo o bem estar deles, é possível observar o quanto serviço de hemodiálise, a terapia dialítica, avançou nos últimos anos.

“Antigamente o paciente não tinha essa qualidade de vida que tem hoje. Eles podem ir ao Setor três vezes por semana fazer o tratamento e no final de semana, pelo menos uma vez por ano, estar aqui com a gente mostrando qualidade de vida. Isso traz alegria para nós, para os familiares  e para os pacientes. É preciso tirar o olhar da doença e colocar na qualidade de vida. Eles podem sorrir como todas as outras pessoas, podem sonhar e nós podemos celebrar e festejar juntos”, destaca Dra. Francisca, que revela que a confraternização também é o momento de celebrar os laços entre todos que vivem o Setor.

“Nós temos pacientes que estão conosco há um mês e pacientes que estão conosco há mais de 20 anos. É um tempo muito grande que se transforma em um vínculo muito grande. Esse vínculo que precisa ser valorizado. Profissionais de saúde, pacientes e familiares, isso é o forte da Hemodiálise”, salienta Dra. Francisca.