Unifal faz doação de álcool gel para a Santa Casa

Na última semana, representantes da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) estiveram na Santa Casa para fazer a entrega de 85 litros de álcool em gel 70%, que foram produzidos nos próprios laboratórios da entidade. A Unifal ainda produziu 150 litros de álcool líquido 70% que foram doados para a Secretaria de Saúde.

A entrega do álcool contou com a presença reitor da Unifal-MG, Sandro Amadeu Cerveira; do Diretor do Campus Poços de Caldas; Leonardo Henrique Soares Damasceno; do Diretor Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT Poços), Marlus Pinheiro Rolemberg e do químico da Universidade, Adriano Francisco Barbosa. Eles foram recebidos pelo superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá e pela provedora do Hospital; Célia Maria de Souza.

O reitor da Unifal, Sandro Amadeu Cerveira, conta que o projeto de fabricação de álcool gel  tem sido desenvolvido em Poços e em Alfenas, em uma iniciativa dos profissionais da Universidade, das áreas técnicas, da área de Química, da Farmácia, entre outras.

“Nossos profissionais tomaram  a iniciativa de utilizar os  laboratórios, usando a infra-estrutura  que já temos. Fizeram uma série de contatos, com apoio da gestão da Instituição, conseguindo que  empresas doassem insumos para a fabricação do álcool. Nós também fizemos um processo junto a nossa fundação de apoio, a Facep, para que ela possa, de maneira legal e formal, receber doações, tanto em dinheiro quanto em insumos, para que nós possamos aumentar essa produção. Nós temos uma capacidade instalada muito boa, nós temos técnicos e cientista para produzir o álcool gel 70% de muita qualidade, oferecemos nosso parker, nossos laboratórios, a mão de obra dos nossos técnicos, professores e de nossos alunos, que estão contribuindo na produção desse material, para atender o Sistema Público de Saúde e outras demandas que puderem vir e ser avaliadas como adequadas”, explica o reitor da Unifal.

Foram doados 85 litros de álcool em gel 70% para a Santa Casa e 150 litros de álcool líquido 70% para a Secretaria de Saúde

O químico da Universidade, Adriano Francisco Barbosa, explica que a produção do álcool gel é bem mais complicada que a do álcool líquido. “O álcool líquido 70% é um processo mais simples, a gente faz a diluição do álcool 96%, com uma água específica, até ele chegar aos  70%. Já o álcool gel é mais elaborado. É necessário um polímero para espessar o material para formar o gel, é um processo um pouco mais demorado. Até no laboratório nós fizemos alguns testes para utilizar novas matérias primas, já que a matéria prima principal está em falta no mercado”, conta o químico.

O superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, ressalta que esse tipo de doação é fundamental para manter a segurança dos pacientes e, principalmente, dos funcionários da Irmandade.

“Todos nós sabemos que para evitar o Covid temos que nos preocupar com a higienização. O que mais tememos não é a vinda de pacientes com Covid e sim que os nossos profissionais venham a ficar doentes, como tem acontecido em muitos hospitais aí fora, principalmente nos grandes centros. Por isso qualquer iniciativa de doação de álcool em gel ou qualquer outro tipo de Epis sempre serão muito bem vindas, porque o gasto tem sido muito grande. O que a gente gastava por mês com luvas descartáveis, por exemplo, hoje não dura uma semana. Ou seja, nosso consumo de luvas descartáveis quadruplicou em relação aos meses anteriores. Isso acontece porque nós estamos exigindo que os funcionários circulem cada vez mais  com materiais de proteção, para que eles próprios não fiquem doentes e para evitar que eles sejam transmissores de doença para outras pessoas”, relata Ricardo Sá.

O químico da Unifal, Adriano Francisco Barbosa, explica que a produção do álcool gel é bem mais complicada que a do álcool líquido