No combate a Covid-19, Cooxupé doa mais de R$100 mil para a Santa Casa de Poços de Caldas

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda, a Cooxupé, que representa mais de 15 mil produtores rurais associados nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e região do Rio Pardo, no estado de São Paulo, pensando no enfrentamento das Pandemia de Covid-19, fez a doação do valor de R$103.913, 76 (cento e três mil, novecentos e treze reais e setenta e seis centavos) para a Santa Casa de Poços de Caldas. A verba vai ser direcionada ao custeio do Hospital da Santa Casa, principalmente na aquisição de Epis e alguns insumos básicos de saúde no qual fazer a reposição imediata.

A entrega do cheque aconteceu na manhã desta sexta-feira, 08, na Secretaria de Saúde, com a presença do presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, do gerente do Núcleo de Cabo Verde da cooperativa,  José Francisco Garcia; do Superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, da Provedora da Irmandade, Célia Maria de Souza, do prefeito Sérgio Azevedo e do Secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi.

O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, explica que, ao todo, a Cooperativa realizará a doação de R$ 2 milhões, ajudando diversas cidades e entidades. “Nós estamos fazendo uma doação para aqueles municípios onde se encontram a área de atuação da Cooperativa.  R$ 1 milhão vai para 12 municípios pólos que se encontram tanto no Sul de Minas como no Cerrado Mineiro e na região do Rio Pardo, no estado de São Paulo. E mais R$ 1 milhão para municípios menores, mas que têm uma grande participação da Cooperativa no tocante a produção de café”, explica Carlos Augusto.

O Presidente da entidade destaca ainda a importância de cada um fazer a sua parte no combate ao Coronavírus. “Eu quero  agradecer publicamente o apoio que o Conselho de Administração da Cooperativa me deu para que pudesse estar aqui fazendo esse ato. Ainda é muito pouco frente às nossas necessidades na área de saúde, mas em um momento difícil como esse a soma de pequenos recursos, originados das entidades, acaba fazendo a diferença. Quero aproveitar para agradecer e elogiar a atitude desses profissionais da área de saúde. Nós que participamos da sociedade, entendemos que é uma missão muito nobre desses profissionais das casas hospitalares de saúde em um momento como esse. Eles estão se doando, se entregando, em um momento de dificuldade, que tenho certeza que vamos superar”, completa Carlos AugustoDe .

De costa a Provedora da Irmandade, Célia Maria de Souza, que conversa com presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo (ao centro), do gerente do Núcleo de Cabo Verde da cooperativa,  José Francisco Garcia (à esquerda) e o Superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá (à direita)

Gratidão

O superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, destaca que a doação vêm em um momento para lá de oportuno, já que, com a pandemia, houve um aumento grande no preço dos insumos, o que onerou ainda mais os cofres da Irmandade, que já passa por problemas financeiros.

“Esse recurso vem em um momento excelente, já que nós estamos passando por uma fase financeira complicada, uma vez que todos os insumos subiram de preço. Isso obviamente afetou nosso financeiro. Então, ele vem um momento muito importante para que a gente possa cobrir nosso financeiro, adquirindo boa parte dos materiais, principalmente os Epis, que nós precisamos fornecer para nossos  pacientes e nossos funcionários. Só temos a agradecer a cooperativa e principalmente a seu presidente, que veio aqui nos fazer essa doação”, diz Ricardo Sá.

O secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi, chama atenção para o gesto de nobreza da cooperativa. “Sem dúvida nenhuma é um gesto de grandeza, de grande espírito de participação da Cooxupé, que é a maior cooperativa de café do planeta. Apesar de eles não terem uma unidade aqui, eles reconheceram a importância da cidade de Poços de Caldas no atendimento dos seus cooperados, que moram em outras cidades mas se servem aqui e utilizam muito nossa cidade, inclusive na questão da Saúde. Então, eles vieram fazer essa contribuição para a Santa Casa e eu achei muito válido, muito útil, vai ser muito bem aproveitado, em um momento em que o recurso financeiro naturalmente faz falta. Queremos atender bem a população e a Santa Casa tem um papel fundamental no atendimento da nossa população. Por isso, sem dúvida que é muito bem recebida essa doação e a gente fica muito agradecido a Cooxupé por essa prova de consideração com a cidade e pela sensibilidade que eles tiveram”, afirma Dr. Carlos Mosconi.