Santa Casa ganha novo coletor de resíduos

Coletor de resíduos

Ponto de Entrega voluntária (PEV) foi implantado em uma parceria do Hospital com a Prefeitura e a cooperativa Ação Reciclar A Santa Casa ganhou na última semana um Ponto de Entrega Voluntário (PEV), coletor de resíduos externo que foi implantado em uma parceria do Hospital com a Prefeitura e a cooperativa de catadores Ação Reciclar. O coletor vai proporcionar um melhor gerenciamento dos resíduos, trazendo mais sustentabilidade e , consequentemente, ajudando a natureza. PEVs como essa já existem em Poços na Unifal e no Pitágoras, mas de menor escala do que o da Santa Casa, que conta com uma estrutura de 3 metros de largura por 8 de comprimento. Nessa estrutura, serão divididos papelões, metais e vidros. A responsável pelo gerenciamento de resíduos da Santa Casa, enfermeira Clecia Leal Lourenço, explica que o Hospital já trabalha com gerenciamento de resíduos de acordo com a Legislação (RDC 222) e que esse novo coletor vai trazer um impacto positivo, principalmente no que diz a respeito a sustentabilidade. “Com essa parceria com a Prefeitura e a Ação Reciclar, nós fizemos um abrigo externo onde serão separados os resíduos, para melhor aproveitamento e consequentemente sua reciclagem, trabalhando a parte de sustentabilidade, reduzindo resíduos no aterro sanitário, onde há a produção de chorume. O impacto mais positivo desse coletor vai ser nós trabalharmos melhor nosso resíduo para a reciclagem e podermos ajudar a natureza”, explica Clecia. A PEV da Santa Casa é resultado de um trabalho em conjunto da Secretaria de Serviços Públicos com as cooperativas de catadores de Poços. A ideia é que a iniciativa seja expandido para vários lugares da cidade. “A Secretaria de Serviços Públicos tem um trabalho grande com as cooperativas aqui de Poços e cientes da situação da Santa Casa, que gera muitos resíduos recicláveis, vimos a necessidade de fazer a destinação correta desses resíduos às cooperativas. Entramos em contato com o superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Zenun, e em parceria com as cooperativas conseguimos implantar esse PEV, que vai servir de exemplo para toda a cidade”, conta o coordenador da Zona Centro-oeste, José Benedito Damião. A cooperativa que está trabalhando na Santa Casa é a Ação Reciclar que, assim como outras cooperativas de reciclagem de Poços, faz parte da Rede Sul e Sudoeste Mineira de Catadores, que por sua vez faz parte do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. “Estamos com esse trabalho aqui na Santa Casa de retirar o material, em parceria com a Prefeitura. A cooperativa já recebe placas e telhas com as caixinhas de leite que ela recupera e a gente aproveitou essas placas e caixinhas para fazer um ponto de entrega dentro da Santa Casa, para condicionar melhor os materiais. A ideia agora é expandir esses PEVs para outros locais que têm parceria com a Prefeitura”, diz Antônio Aparecido Almeida, membro da Rede Sul e Sudoeste Mineira de Catadores.