Com apoio do Sesmt, Cipa intensifica trabalho de prevenção de acidentes

foto 1

 

 

Em sua reunião mensal, realizada no final do mês de maio, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Santa Casa de Poços (Cipa 2020) discutiram temas importantes na busca por mais segurança de funcionários e pacientes. 

Com a presença do superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, e da diretora assistencial do Hospital, Josiane Celis, uma das pautas discutida  foi a  reestruturação do Setor de Segurança e Medicina do Trabalho, o Sesmt, responsabilidade do novo engenheiro do trabalho da instituição,  Marlon Alessandri dos Santos. 

Marlon explicou um pouco desse processo de reformulação do Sesmt e de como ele conta com a Cipa no combate aos acidentes de trabalho. 

“Nós estamos reestruturando o Sesmt, que é o grupo de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. No momento, estamos eu e a enfermeira do trabalho, Clécia Leal, e estamos buscando a contratação de mais dois técnicos de segurança. É um trabalho novo que estamos começando e que  contamos com a ajuda dos cipeiros, que vão nos ajudar em todas as investigações de acidentes dentro da instituição. Também vamos trazer mensalmente os relatórios dos acidentes, para que a gente possa discutir, melhorar, para que não ocorra novamente”, explica o engenheiro de segurança da Santa Casa.            

O superintendente da Santa Casa, Ricardo Sá, chegou recentemente a entidade e fez questão de participar da reunião e cobrar seriedade dos membros da Cipa. “A intenção é reestruturar, eu estou aqui a pouco tempo na empresa e estou buscando fazer uma Cipa participativa, que se integre com todas as necessidades do ambiente de trabalho do Hospital. Eu quero uma Cipa pró-ativa, que vista a camisa do Hospital e ajude a todos os líderes a investigarem a razão e o motivo dos acidentes que venham ocorrer, para que a gente possa buscar nessa prática melhorar toda nossa assistência individual a cada um dos colaboradores”, ressaltou Ricardo.      

A Responsável Técnica pela Enfermagem e recentemente promovida a  Diretora Assistencial da Santa Casa,  Josiane Celis, também marcou presença na reunião e reafirmou a importância da Cipa em todo o processo do Hospital. 

“A importância é que a Cipa venha trabalhar com a prevenção. Isso vai minimizando o índice de incidentes com perfurocortantes, protegendo a vida do profissional que está lidando diretamente com o paciente e também com quem indiretamente vai ter acesso a esse material.  A Cipa tem o dever de avaliar os riscos e criar medidas de segurança para evitar os acidentes que possam acontecer”, afirma Josiani. 

A presidente da Cipa 2020, Natália Siqueira, que é arquiteta do Hospital, demonstrou a alegria em ver o empenho de todos em uma questão tão fundamental como é a  segurança dos trabalhadores. 

“A Cipa é uma Comissão super importante para o andamento do Hospital, é uma Comissão obrigatória em todas as empresas e a gente espera com esse trabalho poder melhorar os índices de acidentes, até chegar ao desejável, que é não ter acidentes. Então, pretendemos fazer essa conscientização, fazer algumas paradas de segurança no Hospital, a fim de deixar o colaborador mais consciente do risco, de sempre prestar atenção em suas atividades, evitando assim que os acidentes aconteçam”, diz Natália.