Apresentações de corais marcam o início do Natal na Santa Casa

Pelo segundo ano consecutivo, o Coral-Infanto Juvenil do Conservatório Municipal, junto com o coral Vozes da Infância, do Colégio Jesus Maria José, presentearam o Hospital com lindas apresentações

Aconteceu na última segunda-feira (03),  nas escadarias da Santa Casa de Poços, a apresentação do Coral-Infanto Juvenil do Conservatório Municipal, junto com o coral Vozes da Infância, do Colégio Jesus Maria José, ambos regidos pela professora Josiane Crispim. Recheado de emoção, o evento marcou o início do Natal no Hospital. Já na terça-feira (04), as crianças do coral Vozes da Infância fizeram uma nova apresentação, desta vez para os pacientes da Oncologia.

A apresentação de segunda, na escadaria, contou com cerca de 80 crianças, que cantaram, por cerca de uma hora, um repertório de músicas populares e músicas natalinas, o que agradou muito ao público presente.

Professora e regente dos dois corais, Josiane Crispim conta que na apresentação do ano passado na Santa Casa ela realizou um grande sonho de juntar os dois coros, e que de lá para cá já houveram outras apresentações e, por isso, nesse ano, eles estavam ainda mais afinados.

“Foi com muito orgulho, prestígio, que pelo segundo ano a gente fez o Natal aqui nas escadarias da Santa Casa, um local que a gente estima muito e tem muito carinho. Quando nós recebemos o convite esse ano, ficamos muito felizes. A música cura, tem esse poder de aproximar os corações, de emocionar. Então, é muito gratificante”, conta Josiane.

A ideia da apresentação dos corais nasceu da voluntária Luciana Marinoni, que quis trazer à população mais próxima ao Hospital. “Em conjunto com várias outras ações que já vínhamos fazendo pela Santa Casa, eu e a Carol Cagnani tivemos a ideia dos corais para trazer a população mais próxima do Hospital. Não só para falar das dificuldades e sim para agradecer. A apresentação de Natal marca um momento de esperança. Nada como o espírito mágico do Natal e todo seu simbolismo, para marcar esse novo tempo para a Nossa Santa Casa”, afirma Luciana Marinoni.

Papai Noel e Mamãe Noel

Um dos momentos marcantes da apresentação foi quando as funcionárias Andréia de Almeida e Thabata Ferrari chegaram vestidas de Papai e Mamãe Noel, interagindo e entregando balas para o público. Nesse momento, o clima de Natal ficou ainda mais evidenciado.

“A apresentação de natal foi uma ideia da Luciana Marinoni que nesse ano a turma da Comissão de Humanização ajudou a realizar, com o apoio do pessoal da captação, que conseguiu arrumar lanches para as crianças. Foi uma apresentação linda, muito emocionante, que valeu muito a pena. Foi a abertura de um mês que, se Deus quiser, vai ser muito abençoado. Ter me vestido de Papai Noel, ao lado da Thabata de Mamãe Noel, foi muito especial”, conta a técnica em radiologia Andréia de Almeida, presidente da Comissão de Humanização da Santa Casa, que foi responsável pelo evento esse ano.

Membro da Comissão Paritária e membro da Irmandade da Santa Casa, Victor Marchesi foi um dos que prestigiou o evento e salientou o espírito humanitário desse tipo de iniciativa.

“Nós temos que tratar as pessoas. A doença é sempre muito complicada, a família sofre muito. Por isso, a Santa Casa tem esse lado humanitário, transmitindo essa mensagem de alegria. As pessoas estão factíveis a ficar doentes, mas não é por causa disso que vamos deixar de continuar alegres, de trabalhar, de produzir. Isso que eu acho importante. Uma reunião como essa, com crianças maravilhosas, um coral maravilhoso, nos traz ânimo para continuarmos lutando para manter a Santa Casa viva”, diz Victor Marchesi.

O superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Zenun, ficou muito feliz em ver a entidade envolta nesse clima de amor. “É uma alegria incomensurável. Não só por essas crianças que trazem para nós o cantar saudável, mas pelo carinho e amor que isso representa para nossa instituição. Nesse momento de festividade e confraternização, não podemos deixar de dizer que, nesse mês de dezembro, esperamos o nascimento do Menino Jesus, que foi escolhido por Deus para trazer a salvação ao mundo. Essas crianças com certeza representam o Menino Jesus e vieram na Santa Casa para dar o aval para o renascimento e para a reconstrução dessa Nossa Santa Casa”, falou o emocionado Dr. Azér Zenun.

Unacon

No dia seguinte, terça-feira (04), a professora Josiane Crispim retornou a Santa Casa, dessa vez apenas com a turma do coral Vozes da Infância, do Colégio Jesus Maria José, para fazer uma bela apresentação na Oncologia do Hospital.

O convite veio da presidente do Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente de Câncer (Gaapo), Claudia Rocha, que realiza um belo trabalho social na Unacon durante todo o ano e quis presentear os pacientes com a apresentação.

“Eles já haviam se apresentado aqui na Unacon durante o Outubro Rosa e retornaram para fazer a abertura do Natal. É sempre um prazer receber as crianças cantando aqui, porque alegra todo mundo. Dava para ver que todos estavam sorrindo, felizes. É dessa forma que queremos passar os momentos aqui. O tratamento não é só feito de momentos difíceis, podem haver momentos bons. Afinal, a vida continua”, afirma Claudia.