Médica da CTI da Santa Casa conta como foi cuidar do pai com covid-19

No final de 2020, a Dra. Lívia Helena de Lima Carvalho, médica da CTI da Santa Casa, ao lado de seu marido, Dr. João Lobo, passou por uma situação inusitada e muito difícil: cuidar do próprio pai que contraiu covid-19.  Eduardo Luiz de Carvalho Júnior, de 54 anos, pai da Dra. Lívia, ficou 17 dias internado no CTI do Hospital, sendo que, desses 17 dias, sete ele ficou intubado.

“Meu pai teve falta de ar, febre, dor no corpo... Os sintomas de covid. Passamos em consulta na Santa Casa, fizemos os testes e a tomografia. O teste veio positivo e a tomografia já tinha comprometimento. Resolvemos tentar tratar em casa. Mas, infelizmente, a evolução da doença só se agravou. Retornamos com o meu pai para a Santa Casa e, desta vez, ele já apresentava esforço respiratório, queda de saturação e necessitou de tratamento no setor de terapia intensiva. Isto é, nossa área de atuação no hospital. Meu pai permaneceu 17 dias no CTI. Conseguimos controlar os sintomas, a dispneia nos primeiros dias, mas aí veio a fase inflamatória do covid, onde os pacientes costumam piorar o quadro clínico entre o 10 - 14 dia de sintomas. Com meu pai não foi diferente. Houve uma piora importante e ele necessitaria de intubação para ventilação mecânica. João me avisou sobre a piora de meu pai. Eu pedi a ele que me deixasse falar com meu pai antes do procedimento. Esta sem dúvida foi a notícia mais dura que tive que dar: contar ao meu pai que ele entraria em coma e permaneceria em ventilação mecânica até melhorar seu pulmão.  Tirei forças de onde não tinha, liguei para ele contando se sua piora. Disse a ele quanto o amava, que agradecia muito pelo pai que era. Ele pediu para que eu tivesse sempre fé em Deus, que ele voltaria para nós”, relata a Dra. Lívia.

A médica conta como foi difícil, como médica e ser humano, cuidar do pai em uma situação tão delicada. “Ser médica não é apenas curar, mas sim aliviar a dor, o sofrimento do próximo. Trato todos os meus pacientes com amor, dedicação e carinho. Tratei meu pai com todo meu carinho, empenho, profissionalismo, porém, cuidar, tratar da pessoa que te ensinou os principais conceitos da vida,  pegou na sua mão nas noites que não conseguia dormir, não é fácil. Fui amparada e sustentada muitas vezes pela equipe do CTI. Eles foram fundamentais no cuidado e recuperação do meu pai. Hoje esses profissionais acabaram por virarem amigos dele”, conta a médica.

O Dr. João Lobo, esposo da Dra. Lívia e genro de Eduardo, também relata como foi difícil cuidar do próprio sogro.  “Não foi nada fácil .Eu me cobrava o tempo todo.Sentia medo em não estar fazendo o melhor, de não conseguir trazê-lo de volta. Temor em não tomar as melhores decisões. Além disso, havia também os demais pacientes internados sob minha responsabilidade, estando a maioria intubados. Acredito que o momento mais difícil foi  quando tive de intubá-lo e ligar para minha esposa para contar sobre o agravamento do quadro”, diz Dr. João Lobo.

Eduardo Luiz de Carvalho Junior com o sorriso de quem venceu o covid

Final feliz

No dia do aniversário do Dr. João Lobo, depois de muita luta, ele e Dra. lívia, enfim, extubaram Eduardo.

“O momento mais feliz veio como um presente, no dia do meu aniversário, conseguimos extubá-lo. Agradeço imensamente a todos que estiveram do nosso lado nesses momentos.

Agradeço aos colegas médicos, fisioterapeutas, equipe de enfermagem, profissionais da higienização, nutrição, enfim , à Santa Casa de Poços de Caldas. A todos que deram e continuam dando o seu máximo para salvar vidas”, exclama Dr. João Lobo.

“Após alguns dias da alta hospitalar, meu pai voltou ao hospital para agradecer a equipe que tanto dedicou para a recuperação dele. Trouxe  bolo para e um livro de pensamentos  para cada funcionário com dedicatória. Foi um momento de emoção, agradecimento e sensação de missão cumprida . Sou grata todos os dias a essa equipe por tudo que eles fizeram, tanto por mim, como por meu pai. Um agradecimento especial ao Dr. Tasca, que  todos os dias me ligava para discutirmos as condutas tomadas frente ao meu pai. Hoje aproveito para agradecer cada um pelo olhar de amor, ombro amigo e profissionalismo que trataram meu pai”, completa Dra. Lívia.

Agradecimento

Com a alegria de quem venceu uma doença tão traiçoeira, Eduardo Luiz de Carvalho Junior faz o relato pessoal de quem passou por esses momentos difíceis e conta como foi ser cuidado por filha e genro.

“Covid-19, uma doença que para alguns não significa nada, pois nada sentem. Mas, para outros, uma destruição total, que devasta o corpo, a mente e a família. Eu venci o covid-19, mas não venci sozinho. Venci com a ajuda e a dedicação de muitas pessoas e de muitos profissionais da Santa Casa que são muito dedicados e amorosos com nós pacientes. Especialmente a Dra. Lívia, e o Dr. João Lobo já que, devido ao estado que me encontrava, não foi fácil para eles, pois, apesar de serem excelentes profissionais, a filha e o genro estavam cuidando do pai e do sogro. Isso com certeza não é uma coisa tão simples assim, já que envolve diretamente a família e isso impacta, e muito, no psicológico deles causando muito mais sofrimento. Sinto-me orgulhoso do que fazem, porque isso faz a diferença para aquele que se encontra fragilizado. Vocês são aqueles que sempre estão prontos para enfrentarem a dor, o medo e retribuir com o amor. E este, percebi que todos tem de sobra! Por isso quero agradecer de todo meu coração a essa equipe que cuidou de mim com tanto amor e carinho. Parabéns por serem pessoas tão incríveis”, diz Eduardo.

Eduardo Luiz de Carvalho Junior com o genro, Dr. João Lobo e com a filha, Dra Lívia Helena de Lima Carvalho