Santa Casa faz a doação de 10 camas para a Casa de Passagem Trilhar

foto 1

 

Por conta da aquisição de novos mobiliários, a Santa Casa de Poços  está tendo condições de fazer algumas doações de seus mobiliários antigos. Foi o que aconteceu na doação de 10 camas de ferro, com colchões, para a Casa de Passagem Trilhar.  

O local, que fica na rua Coronel Virgílio Silva, é um serviço de Alta Complexidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, do qual fazem parte os abrigos e casas de passagem que recebem o fluxo de atendimento às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. 

Adriana de Fátima Sanches da Cruz   é assistente social da Santa Casa de Poços e também atua na  Casa de Passagem Trilhar. Ela fez a ponte entre as duas instituições para que essa doação acontecesse. Segundo a assistente social, essas 10 camas vêm para aumentar a capacidade da casa de passagem, que está recebendo muito mais pessoas após o início da pandemia.   

“A casa atendia 50 pessoas, porém, devido a pandemia, aumentou em Poços de Caldas as pessoas em situação de rua. Esse ano, cada casa passou a atender 60 usuários e essas camas doadas pela Santa Casa foram para isso, para completar essas 10 vagas novas que foram inseridas no serviço. Damos preferência  para camas de ferro justamente para evitar proliferação de  possíveis parasitas. Por isso, essas camas de ferro, nesse momento, foram muito importantes”, explica Adriana, que conta um pouquinho do trabalho desenvolvido na Casa de Passagem Trilhar.  

“É um serviço tipificado da Política Nacional da Assistência Social, de alta complexidade, que acolhe pessoas em situação de rua, por conta de vários motivos, da vulnerabilidade social, fragilização e  rompimentos de laços familiares. Alguns deles são dependentes químicos e, devido a esse fator potencializador,  muitos acabam em situação de rua. Na casa de passagem é ofertada  a acolhida, há um trabalho psicossocial com todos os acolhidos, além da garantia dos direitos básicos como: alimentação, endereço fixo, 

reinserção familiar, reinserção no mercado de trabalho, capacitação… Quando eles expressam o desejo de realizar um tratamento para  dependência química, nós encaminhamos para a Saúde, para o Caps AD”, relata a Assistente Social. 

“Recebemos também alguns móveis de doação da Santa Casa  que servirá para mobiliar as casas dos acolhidos quando  saírem do serviço, que nesse primeiro momento é de suma importância , já que estão recomeçando a organizar a vida”, completa Adriana.

A coordenadora de Hotelaria da Santa Casa, Elane Silva, destaca que com a modernização de alguns setores da Santa Casa essas doações deverão sempre acontecer. “Fizemos essa doação de camas para a Casa de Passagem Trilhar, um serviço muito bacana que merece nossa ajuda. Já fizemos também doações de fogão, geladeira e outros ítens para que eles repassem essas doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com a modernização do Hospital, teremos essa chance de doar nossos mobiliários antigos para quem precisa e isso é muito importante, ficamos felizes em poder fazer esse gesto”, destaca Elane.