Alunos de Enfermagem da Puc fazem campanha de doação de sangue para a Santa Casa

foto 1

 

Por causa da queda no número de doadores, Hospital está com falta de estoque de todos os tipos  sanguíneos   

Alguns alunos do curso de Enfermagem da Puc, acompanhados do preceptor, estiveram na manhã de hoje, 01, na Santa Casa de Poços para realizar uma campanha de doação de sangue para o Hospital. Eles abordaram pacientes, funcionários e acompanhantes em todos os setores internos e externos da Irmandade, como  Unacon, Ortopedia e Hemodiálise.

Durante a abordagem, os acadêmicos de Enfermagem entregaram panfletos explicativos e alertaram as pessoas para a importância da doação de sangue para o Hospital, que conta com estoques baixíssimos em todos os tipos sanguíneos, já que houve uma queda muito grande de doadores.  

“É muito gratificante contar com a colaboração dos alunos de Enfermagem para abordagem de doadores de sangue nesse momento crítico dos estoques que estamos vivendo. A abordagem de pacientes e acompanhantes auxilia na captação de doadores para o esclarecimento de dúvidas quanto ao ato da doação e também estimula um maior número de candidatos a procurar a Fundação Hemominas. Devido à pandemia e início de inverno, os números de doadores de toda rede caíram e com isso, reduzindo os nossos estoques. A colaboração de toda população neste momento é muito importante para manter os estoques em níveis elevados e atender nossa demanda.A biomédica da Agência Transfusional da Santa Casa, Aline Magalhães da Silva.

Como doar

Quem quiser doar é só se dirigir  à Fundação Hemominas (Av. José Remígio Prezia, 303 - Jardim dos Estados)  e realizar a doação em nome da Santa Casa. Devido a pandemia, é necessário fazer o agendamento com antecedência pelo site http://mg.gov.br/.../atendimento-ao-candidato-doacao , pelo aplicativo Mg App ou pelo whatsapp (37) 99903 2911.  Mais informações no telefone 2101 9300 no Hemominas ou na Agência Transfusional da Santa Casa, pelo telefone  3729 6053

 

Requisitos básicos para doação de sangue:

 

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

Peso mínimo 50Kg

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior a doação)

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação

Apresentar documento original com foto

Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis

Impedimentos temporários

Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas

Gravidez

90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

Tatuagem nos últimos 12 meses

Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses)

Impedimentos definitivos

Hepatite após os 11 anos de idade

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS, Doença de Chagas

Uso de drogas ilícitas injetáveis

Malária