Santa Casa de Poços é selecionada pelo Projeto de Melhoria do Sistema de Gestão dos Hospitais SUS (Proadi)

A inserção do Hospital será feita de forma gradativa e planejada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Albert Einstein

No final do ano passado, a Santa Casa de Poços foi contemplada pelo Ministério da Saúde, entre outros 114 hospitais de todo o Brasil, no Projeto Proadi Melhoria do Sistema de Gestão dos Hospitais SUS, que tem o objetivo de qualificar a gestão hospitalar por meio de um diagnóstico da instituição, identificar necessidades e prioridades de gestão,  desenvolver planos de ação estratégicos de melhoria de desempenho, capacitação dos gestores e acompanhamento do plano de implantação.
Assim como nas outras instituições, a inserção da Santa Casa será feita de forma gradativa e planejada, pelo Ministério da Saúde em parceria com Hospital Albert Einstein. Os hospitais contemplados serão visitados a partir dessa primeira quinzena de janeiro. O Hospital Albert Einstein fará o contato solicitando algumas informações e agendando a visita.

O Proad contemplará 200 hospitais de todo o país até 2020, que atenderam aos critérios de pelos menos 100 leitos SUS; CEBAS válido; não estar passando por intervenção e não possuir certificação de qualidade. Após a implantação, é esperada a melhoria da capacidade de organização e articulação dos recursos internos e externos, redução de desperdícios e aumento da eficiência, refletindo na melhoria da qualidade assistencial e da experiência do usuário do SUS.

“Para todos os estabelecimentos, o projeto será desenvolvido em duas etapas: a primeira consiste na qualificação de alinhamento dos conceitos das pessoas que vão desenvolver o projeto nos hospitais, que será realizada por meio de plataformas de Educação à Distância (EAD).  Após esta etapa, que é um pré-requisito para dar continuidade ao projeto, inicia-se a segunda etapa, quando o hospital beneficiado receberá capacitação presencial, durante uma semana, focado na gestão e na qualidade. A partir daí, será construído um plano de ação, o qual será monitorado, a partir dos indicadores, pelo parceiro do Ministério da Saúde, o hospital Albert Einstein, em São Paulo”, explica Zinda Perrú, assessora de imprensa do Ministério da Saúde, em contato com a assessoria da Santa Casa.
A enfermeira supervisora do setor de Gestão de Qualidade, Tatiana Lima, explica que a parceria do Proad com a Santa Casa de Poços de Caldas poderá aumentar a capacidade de organização dos recursos, melhorias da qualidade assistencial, redução e prevenção dos riscos e agravos a saúde. “Com este projeto associado a implantação da nova gestão da qualidade, esperamos uma redução nos desperdícios e aumento da eficiência dos serviços prestados na instituição. No momento o hospital conta com uma consultoria em qualidade, a IAG saúde, que em consonância ao Proad, agregará conhecimentos múltiplos para um único objetivo de excelência em qualidade, beneficiando usuários do SUS e convênios”, salienta Tatiana.