“Fazer o bem traz felicidade mais duradoura”, diz psicólogo

abraço

Psicólogo Daniel Furtado faz análise da onda de amor que abraçou a Santa Casa nos últimos meses

Com mais de 90 mil atendimentos por ano, a Santa Casa sempre dependeu da ajuda da sociedade poços-caldense para continuar seu maior propósito que é salvar vidas. No último ano, com uma nova gestão, que busca a todo o momento o tratamento mais humanizado, o Hospital vem sendo abraçado com ainda mais amor e carinho pela comunidade.

O número de doação de alimentos, em dinheiro (através do site www.santacasapc.colabore.org) e até de tempo, com as pessoas se envolvendo cada vez mais com a atividade do Hospital, aumentou significantemente. O psicólogo Daniel Furtado explica que essa onda de amor não é ao acaso, ela é resultado direto dessa busca pelo tratamento humanizado, que traz esse sentimento de pertencimento das pessoas ao Hospital e isso trás a verdadeira felicidade, que é a de se doar ao próximo.

Daniel

“Há muitas possibilidades de se definir felicidade, dentre elas, existe uma forma que me parece muito coerente. São as definições de felicidade eudaimónica, citada na filosofia por Aristóteles  e a hedónica, citada por Sócrates. A felicidade hedónica é aquela que diz respeito aos prazeres momentâneos, aos prazeres que temos nas coisas, como, por exemplo, comer um chocolate, fazer uma viagem, coisas que te deixam feliz, mas em uma relação de felicidade de você com você mesmo. Já a felicidade eudaimónica é uma felicidade que está na relação com o outro, de fazer o bem ao próximo”, explica Daniel Furtado.

O psicólogo explica ainda  que a felicidade eudaimónica está relacionada a uma postura pessoal de desejo de fazer o bem. De escolher fazer coisas boas, porque isso está alinhado aos propósitos da sua vida. Já a felicidade hedónica, segundo ele, é algo mais momentâneo.

“Essas duas definições casam muito bem quando a gente fala de doação. Já que quando você participa de um processo, como ajudar a Santa Casa, você se sente bem porque você está fazendo o bem, você fica feliz quando você está fazendo a doação.  Por exemplo, quando você ajuda uma pessoa com dificuldades a atravessar a rua, instantaneamente você se sente bem, porque você está alinhado com o seu propósito de ser uma boa pessoa. Então, isso gera uma sensação de felicidade mais permanente”, afirma Daniel.

Empatia

Daniel Furtado conta que na psicologia humanista, que é a que ele pratica, existe o termo  compreensão empática, que define bem essa relação da sociedade com a Santa Casa de Poços.

“Compreensão e entender a situação, saber o que está acontecendo. Empática vem da palavra empatia, que é colocar-se no lugar do outro. Quando você junta esses dois conceitos, você tem a compreensão a partir do ponto de vista do outro.

Quando eu vejo a Santa Casa passando por uma necessidade financeira, ou eu vejo o quanto a Santa Casa ajuda as pessoas, e a minha perspectiva de vida é sob aspectos da bondade, eu me aproximo do problema com a intenção de ajudar.

Daí são aumentadas as possibilidades de doação, porque o indivíduo sabe que aquele dinheiro que eu está sendo doando vai ajudar outras pessoas, assim como já me ajudou em algum momento ou simplesmente pelo meu desejo de ajudar, relacionada a minha perspectiva de bondade

E, esses são comportamentos  geradores de sensações de felicidade”, completa o psicólogo.

Como ajudar?

Com até mil procedimentos diários, a Santa Casa tem um custo operacional muito alto. Junta-se isso a dívida do governo do Estado com a entidade, fica muito difícil a manutenção do Hospital, que só sobrevive graças ao aporte financeiro da Prefeitura, através do prefeito Sérgio Azevedo e do secretário de Saúde, Flávio Togni Lima e Silva.

Buscando a autonomia financeira ou pelo menos ter menos dependência do poder público, a Santa Casa criou o setor de Captação de Recursos, que tem o objetivo de buscar ajuda para o Hospital por meio das mais diversas esferas da sociedade.

Uma das novidades que vieram com esse setor de Captação de Recursos é o portal de doação www.santacasapc.colabore.org, que traz a possibilidade da pessoa fazer uma doação para o Hospital em menos de um minuto, dinheiro que vai ser fundamental para cobrir esse déficit financeiro.

Outra forma de ajudar é participando dos eventos do Hospital. Após o sucesso do show de aniversário de 115 anos, que contou com a presença dos humoristas Paulo Pioli e Marquinho e da dupla sertaneja Alysson e Adysson, no dia 16 de março, no Cenacon, acontece a festa Anos Dourados Santa Casa, que vai contar com o show do maior tributo a Élvis Presley da América Latina. Os ingressos custam R$30 + 1kg de alimento para a pista e R$200 a mesa para 4 pessoas. Os pontos de venda são: Tem Total Modas (Rua Assis 875) e Lotierzo Calçados e Acessórios (Rua Assis 1305).

Já no dia 07 de abril, com largada para às 8h no Colégio Visão, acontece a 1ª Corrida Nossa Santa Casa, que contará com um percurso inovador, recheado de belezas naturais. As inscrições podem ser feitas na  Associação Atlética Caldense (R. Pernambuco, 1145), Unitran (R. Pref. Chagas, 310), Secretaria de Esportes (R. São José,345-Country Club), Colégio Visão (Av. Lisboa - Jardim Europa), na própria Santa Casa (Praça Francisco Escobar S/N), ou no site www.runnerbrasil.com.br.