Em uma noite repleta de emoção, Santa Casa é homenageada na Câmara Municipal

Foto 1

Atendendo a um requerimento do vereador Lucas Arruda, que foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores, na última terça-feira (28), a Câmara Municipal recebeu uma  sessão especial em homenagem aos 115 anos de fundação do Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas.

Com o plenário da câmara cheio e com a participação de todos os vereadores, o evento ficou marcado pela homenagem a figuras importantes para a História do Hospital: Dr.Carlos Antônio de Carvalho, Dr.Victor Augusto Cardillo, Dra. Laura Ávila de Carvalho, Dr.José Tasca, Dr.Luiz Maurício Gonçalves Ferreira, Sra. Maria de Lourdes Barros, que é a funcionária com mais tempo de casa, Gilberto Immese, que recebeu homenagem em nome de toda a imprensa local e Evelyn Emanuelle Santos Barros, que foi homenageada em nome de todos os pacientes que se tratam diariamente no Hospital.

A mesa foi formada pelo superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Zenun; pelo secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi, que representou o prefeito municipal Sérgio Azevedo; pelo presidente da Câmara, Carlos Roberto de Oliveira Costa; pela vereadora Maria Cecília Figueiredo Opípari, pela provedora da Santa Casa, Célia Maria de Souza e pelo vice-provedor da Irmandade, Marcos de Carvalho Dias.

O presidente da Câmara abriu a sessão destacando a importância da Santa Casa, importância essa que também foi ressaltada pelo vereador Lucas Arruda, que foi quem fez o requerimento para que a sessão acontecesse. A provedora da entidade, Célia Maria de Souza, falou sobre as dificuldades do Hospital e de como a ajuda do poder público e da sociedade faz com que a Santa Casa continue a prestar um serviço de qualidade.

Um momento muito importante foi quando o superintendente do Hospital, Dr. Azér Zenun, em meio a seu discurso, quebrou o protocolo e chamou ao pupito o diretor técnico da entidade, Dr. Alberto Volponi, que, por sua vez, falou da luta diária que é administrar um Hospital como a Santa Casa e agradeceu a todo aporte que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, tem dado a Santa Casa.

Quem também discursou foi o secretário de Saúde, Dr. Carlos Mosconi, figura fundamental na história da Irmandade. Ele falou da importância que tem ainda hoje os hospitais filantrópico como a Santa Casa e um pouco da luta que fez com que a irmandade chegasse aos 115 anos prestando um serviço de excelência.

A noite ficou completa com a linda apresentação musical do violinista Rafael Sisti, que tocou três músicas, uma com sua jovem aluna de violino Yasmin Paola Costa Fernandes e outras duas músicas com o violonista Jaime Sebastião Freitas.

Exposição

Durante toda a semana, no salão de entrada da Câmara Municipal, acontece a exposição Santa Casa Através do Tempo, que conta um pouco da história do Hospital, desde sua fundação, em 1904, ainda em uma casa na esquina da rua Paraíba com a rua Assis Figueiredo, passando pelo seu segundo endereço, no prédio construído na década de 30, na rua XV de novembro, onde hoje funciona o Colégio Pio XII. A inauguração, em 20 de maio de 1962, do  prédio atual, construído na Praça Francisco Escobar. Depois passando pelas décadas até os dias atuais.

A exposição é dividida em três períodos: Santa Casa no Século XX, com fotos de arquivo do Hospital; Santa Casa no Início do Século XXI, com fotos do jornalista Gilberto Immese e Santa Casa nos Dias Atuais, com fotos do fotógrafo Diogo Lira. Após sair da Câmara, a exposição será montada no salão de entrada da Santa Casa.